OsHeregesCast #2 - Batismo com Espírito Santo (1)



Fala hereges, começa mais um episódio do podcast mais ortodoxo da podosfera, OsHeregesCast. Hoje nosso tema está pneumático, isso mesmo, hoje falaremos sobre o batismo com o Espírito Santo. Sabemos que é um tema bem controverso nos dias atuais devido às várias doutrinas e seitas correlacionadas à terceira Pessoa da Santíssima Trindade que estão presentes no mundo. Muita coisa é dita acerca do tema, mas quais dessas coisas são realmente verdadeiras, quais delas estão realmente apoiadas seguramente nas Escrituras? Alguns teólogos, geralmente carismáticos, dizem que o batismo com o Espírito Santo é uma segunda bênção após a conversão. Será esta uma verdade bíblica? O batismo com fogo é realmente uma benção para os crentes? Em nosso meio também surgem questões como: “o batismo é NO, EM ou COM o Espírito Santo?” Quais as verdadeiras evidências de alguém batizado com o Santo Espírito? Na Antiga Aliança, os crentes eram habitados permanentemente pelo Espírito de Deus ou havia uma espécie de habitação temporária? Bem, inúmeras perguntas podem surgir de um tema tão importante e rico em conteúdo como esse, e é sobre isso que falaremos hoje. 







Os Hereges Indica



Contribua com OsHeregesCast

Quem apoia o "OsHeregesCast" ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe quizenalmente um apanhado de conteúdos mais quentes e polêmicos em teologia e cultura pop do jeito que só os Hereges sabe fazer. E só com R$5 ou R$10 por mês!

https://apoia.se/osheregescast

Sigam-nos os hereges

Email

Mande um e-mail pra nós, hereges! 


Créditos

A edição ficou por conta de Filipe Falcão.
A vitrine deste episódio é de Filipe Falcão.
 



2 comentários:

  1. No AT os eleitos, já que podiam deixar de terem o Espírito Santo, deixavam de serem eleitos? Perda de salvação?
    De certo modo, o Espírito Santo esteve sobre os santos, mas não como no NT: Ele enxertou os discípulos em Cristo (Jo 12.24). Naquele tempo não se falava "mortos com Cristo", "ressuscitados com Cristo", "o Messias vive em mim".
    O Pentecostes não foi uma "segunda-unção", mas o recebimento do Espírito Santo.

    Se já tinham neles o Outro Consolador, seria irrelevante a promessa deste para o futuro próximo (Jo 14-16).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilson, beleza! Obrigado por nos visitar!! Minha posição:
      Sua fala:
      “No AT os eleitos, já que podiam deixar de terem o Espírito Santo, deixavam de serem eleitos? Perda de salvação?
      De certo modo, o Espírito Santo esteve sobre os santos, mas não como no NT: Ele enxertou os discípulos em Cristo (Jo 12.24). Naquele tempo não se falava "mortos com Cristo", "ressuscitados com Cristo", "o Messias vive em mim".”
      Até aqui concordo, especialmente com: “o Espírito Santo esteve sobre os santos” e “mas não como no NT”.
      Nesse seu último ponto não concordo:
      “Se já tinham neles o Outro Consolador, seria irrelevante a promessa deste para o futuro próximo (Jo 14-16)”.
      Meu pensamento, enquanto moderador do grupo está de acordo com a ortodoxia cristã reformada, sendo esse um assunto básico. Simplesmente, enquanto Cristo estava na Terra, a ação mais efetiva do Espírito Santo não era necessária, já que eles viam o Cristo e o tocavam, e Cristo consolava eles. Quando Cristo subiu aos céus, eles ficariam a partir de então sem o Cristo, que os beneficiava com sua presença (consolava), então Ele disse que não deixaria os seus “órfãos", mas que enviaria Outro Consolador. Finalmente a presença do Espírito Santo com uma ação poderosa (dinâmica-dynamus-forte) que daria o poder de acreditar em Cristo sem vê-Lo, e felizes eram esses que receberam esse poder, assim como nós o temos hoje, de crer em Cristo sem vê-Lo, crer que Ele já veio na plenitude dos tempos e executou a obra da nossa salvação, coisa que somente podemos ter/crer com a capacitação do Espírito Santo em nós, assim como os do AT, somente poderiam crer no Messias que viria por meio dessa mesma fé. Fé essa que é dom de Deus e não vem de nós, ou seja, ele é fruto da ação do Espírito Santo que habita e sempre habitou nos eleitos do Senhor.
      A questão envolve as doutrinas da Soteriologia, no caso a bíblica que é a monergista, do Pacto e as dispensações que mostram as diferentes dinâmicas do mesmo Pacto ao longo da História da redenção. É importante você pensar nas implicações, como por exemplo: Sem o Espírito Santo, mesmo que temporariamente é impossível possuir a fé salvífica. O pensamento contrário a essa assertiva não faz parte do Cristianismo. Logo, não se pode ter um momento sem o Espírito Santo habitando, seja na dispensação sob o véu, que ainda não sabia bem do que se tratava tudo pois não havia ocorrido, seja na Nova Aliança que já conhece tudo da vinda do Messias e da Salvação da morte e do pecado por ter visto isto tudo ocorrendo, e nós hoje por termos lido na Bíblia.
      Nossa singela argumentação se encontra no podcast. Esta foi apenas a primeira parte da gravação sobre o tema, na segunda continuaremos tratando disso. Espere o próximo e veja. Valeu, fique com o Senhor!!!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.