Sabedoria: A amiga da cruz de Cristo




Olá, boa tarde a todos e que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos os filhos do Deus, que o são somente por meio de seu Filho Jesus. Venho de modo bem simples esclarecer uma coisa aos meus poucos irmãos que veem as minhas postagens, bem como a qualquer um que queira gastar uns minutinhos lendo meu breve texto.

A sabedoria de palavras Não é inimiga da cruz de Cristo!

Dizer que a sabedoria de palavras é inimiga da cruz de Cristo, a princípio pode parecer fazer sentido e estar de acordo com o que “as Palavras da Bíblia” afirmam em 1º Coríntios 1, em que “Deus destruirá a sabedoria dos sábios e aniquilará a inteligência dos instruídos”, e quando continua indagando: “não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?” 

Mas dizer isso somente sem falar a segunda parte a qual é mais importante é algo muito perigoso que jamais pode ser feito por quem deve instruir “com Palavras de Sabedoria” o rebanho do Senhor. Isto porque o Senhor Deus é o criador da sabedoria, da inteligência, e Ele nos deu (aos homens) para que possamos conhecê-Lo, bem como as Suas obras, para que possamos cuidar de Sua obra como mordomos, instruirmos os irmãos em toda a sabedoria das Sagradas Escrituras (que devem ser lidas), dentre outras finalidade as quais nos conduzem à finalidade suprema da sabedoria: Glorificar a Deus. 

Na continuação do 1º capítulo de 1ª Coríntios, Paulo afirma: “pregamos Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” Ora, a verdadeira sabedoria é o Evangelho, o Logos, Aquele que é a Palavra (Cristo), como pode a sabedoria ser inimiga dela mesma como afirma o errado cristão?! Paulo Afirma que a sabedoria humana, esta é inimiga da cruz de Cristo, e o mesmo Paulo deixa claro logo em seguida que a sabedoria humana é na verdade Loucura, justamente o contrário da verdadeira Sabedoria, a divina.

E como é que Paulo comunica essa Sabedoria maravilhosa aos homens? Ele diz: “pregamos Cristo”. Como é que Paulo está pregando Cristo? Ele o faz por meio de palavras! A verdadeira sabedoria de palavras, esta é a que Paulo usa, como a sabedoria que é Amiga da cruz de Cristo, e Não inimiga.

Separo este momento para um adendo: Alguém pode dizer: “Quanto à Bíblia tudo bem, mas e quanto à Teologia? Não seria essa um perigo?” Eu digo: - Pense comigo, é justamente a Teologia que habita em terreno perigoso para que nós estejamos em segurança! Assim como as profissões mais perigosas servem justamente para a segurança das pessoas, como a do bombeiro, por exemplo. O terreno perigoso da Teologia é o das interpretações da Bíblia. A Teologia busca métodos e princípios corretos e Seguros para se interpretar as sábias Palavras das Escrituras, para que possamos, como ela mesma diz: “crescermos na Graça e no Conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”. Desse modo procuramos e excluímos as interpretações erradas que levam os filhos de Deus aos erros teológicos e consequentemente de fé e vida prática e ensinamos, pregamos o correto entendimento da Sabedoria que o Senhor deixou para seus filhos. É justamente a Teologia que está me dando condições para, auxiliado pelo Espírito Santo, corrigir o ensinamento errado e perigoso de que a sabedoria de palavras é inimiga da cruz de Cristo, mostrando um entendimento mais adequado da Palavra do Senhor, que deve nos conduzir a uma fala que sempre elogia a verdadeira sabedoria, elogiando e promovendo também a sua busca diligente.

Ainda que a errada frase seja proferida tendo em mente que a sabedoria perigosa é a loucura dos homens, deve-se sim ser sábio para sabiamente proferir tais palavras de modo a elogiar a verdadeira sabedoria como algo essencialmente bom, bem como elogiar sua busca como algo igualmente bom, pois este é o Único modo de se prosseguir crescendo na prática das boas obras, pois estas somente podem ser feitas em Cristo, Aquele que é o Logos, o Verbum, ou melhor a Palavra, o Conhecimento, a Sabedoria de Deus. Sabiamente deve ser pregado e deixado claro que a sabedoria é amiga e a loucura inimiga, pois se o fizermos inadequadamente, descuidadamente, podemos assustar os irmãos quanto à busca da sabedoria, do conhecimento, tornando-os propensos a não buscá-la, a permanecerem sem o privilégio de crescerem na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, estigmatizando a busca pelo conhecimento como algo perigoso e até mesmo pecaminosamente orgulhoso, nutrindo então contraditoriamente um “santo orgulho” pela ignorância que se tem confundida com inocência, quando na verdade o Senhor nos adverte a sermos inocentes quanto ao pecado, quanto ao juízo, porém, a sermos Sábios. 

Quem distancia, ou luta para que os irmãos permaneçam distantes do conhecimento bíblico e do teológico na verdade está atrapalhando a obra de Cristo, a estes falta a verdadeira Sabedoria, a que vem do alto, como boa dádiva dada pelo Pai das luzes. A todos estes, eu peço encarecidamente: Mude, converta-se desse erro e passe a caminhar corretamente, continuando a caminhada cristã, crescendo e ajudando a crescer a Igreja do Senhor, na Verdade da graça e do conhecimento dAquele que é a Palavra, Cristo Jesus. Amém. 

Pedro André, um irmão da Igreja de Cristo Jesus.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Opa Rogério, meu nome é Filipe e sou um dos integrantes do blog e podcast, prazer em conhece-lo. E realmente o texto expressa uma sabedoria bíblica, falando sobre A Sabedoria Bíblica. Obrigado pela sua visita!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.